top of page

Você trabalha com o formato certo de imagem?


Neste artigo vou estar falando especificamente do formato JPEG, pretendo trazer aqui posts relacionados a vários formatos de imagem. Vejo por aí várias pessoas, não só clientes, como profissionais da área com muita dificuldade em entender pra que serve cada tipo de formato, e pretendo esclarecer aqui algumas dúvidas e mostrar as principais características de cada um desses formatos.

bom, agora chega de enrolação e vamos direto ao ponto.

Lá no início dessa era da tecnologia, os primeiros computadores eram capazes apenas de exibir linhas de texto, mas conforme os anos foram se passando, se aperfeiçoaram os recursos gráficos dessas máquinas, e foi capaz de se introduzir formas e cores diversas.

E isso resultou no surgimento de diversos formatos de imagem, e alguns deles se popularizaram muito na internet, que é o caso do JPEG.

JPEG é uma sigla que significa Joint phothographic experts group foi um formato de imagem criado por um grupo que leva o mesmo nome.

Esse formato se popularizou muito na internet por ter duas características muito importantes. A primeira é que ele tem uma certa qualidade na resolução de suas imagens, e a segunda é, que comparado a outros formatos ele é muito pequeno, e isso é algo essencial pra quem quer distribuir imagens pela internet, pois isto facilita no armazenamento e na distribuição do arquivo.

Mas o JPEG só tem essa característica por que é um formato que trabalha com compressão de imagem.

Mas o que seria a compressão de imagem?

A compressão de imagem nada mais é do que a eliminação de dados "desnecessários" ou repetitivos dentro da imagem, ou seja tudo o que ele identifica como "descartável" ele elimina da imagem tornando ela mais leve.

É possível fazer compressões maiores, onde o arquivo se torna menor, porém com uma perda significativa na qualidade, ou pode-se fazer compressões menores onde a perda de qualidade é menor, porém o arquivo se torna maior.

É preciso ter em mente qual o objetivo da imagem, em que meios ela será compartilhada, se no meio digital, ou no meio impresso, deixando bem claro que apesar desse tipo de formato ser muito utilizado para fotografia, ele não é o mais recomendado, justamente por causar perda na qualidade da imagem, mesmo essa perda sendo mínima. É aconselhável que use para esses tipos de trabalhos mais profissionais, formatos que preservam a qualidade da imagem, que é o caso do RAW, mas isso é assunto pra um próximo artigo.

Para finalizar. Uma das coisas que devemos ficar atento ao trabalhar com imagens em JPEG é com a preservação de sua qualidade, mas o que poucos sabem, é que dentro de programas de tratamento e edição de imagem como o Photoshop nós fazemos essa compressão sempre que salvamos uma imagem em JPEG, e se repetidamente salvarmos uma mesma imagem, por mais que no início não fique visível por conta de compressões menores, vai chegar um momento que a sua imagem vai estar tão compactada que não terá informações suficientes para poder melhorar a qualidade da sua imagem, então fique atento na hora de trabalhar com uma imagem em JPEG.

Se preferir assista ao vídeo, onde eu falo sobre Formatos de imagem.

Se você gostou desta publicação compartilhe! e comente se você tem alguma informação ou alguma curiosidade sobre esse formato de imagem, pode ter certeza que vai ajudar muito.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page